Anterior: O portuguÍs na Ńfrica InŪcio Průximo: Cabo Verde

3.4.a. Angola

O português é a língua oficial de Angola. Em 1983, 60% dos moradores declararam que o português é sua língua materna, embora estimativas indiquem que 70% da população fale uma das línguas nativas como primeira ou segunda língua.

Al√©m do portugu√™s, Angola abriga cerca de onze grupos ling√ľ√≠sticos principais, que podem ser subdivididos em diversos dialetos (cerca de noventa). As l√≠nguas principais s√£o: o umbundu, falado pelo grupo ovimbundu (parte central do pa√≠s); o kikongo, falado pelos bakongo, ao norte, e o chokwe-lunda e o kioko-lunda, ambos ao nordeste. H√° ainda o kimbundu, falado pelos mbundos, mbakas, ndongos e mbondos, grupos aparentados que ocupam parte do litoral, incluindo a capital Luanda.

Talvez em raz√£o dessa variedade ling√ľ√≠stica original, o portugu√™s acabou por se tornar uma esp√©cie de l√≠ngua franca, que facilitava a comunica√ß√£o entre os diversos grupos. Em contato com as l√≠nguas nativas, o portugu√™s tamb√©m sofreu modifica√ß√Ķes, dando origem a falares crioulos, conhecidos como pequeno portugu√™s, ou popularmente, como pretogu√™s.


Copyright 2001-2006: Adelardo A. D. Medeiros - Todos os direitos reservados.
Hospedagem generosamente fornecida pelo DCA-UFRN
ŕltima atualizaÁ„o: 09/fevereiro/2006